domingo, 3 de janeiro de 2010

Tibet


Tibet, um dos últimos representantes da "idade de ouro" da banda desenhada belga, morreu durante a noite na sequência de uma embolia pulmonar, segundo informou a televisão belga RTBF.

Nascido em 1931 em Marselha, França, Gilbert Gascard foi viver para a Bélgica com a família quando tinha cinco anos. Aos 16, começou a trabalhar nos estúdios da Disney em Bruxelas, para o "Mickey Magazine", e aí conheceu André-Paul Duchâteau, futuro director da revista "Tintin".

Entrou para equipa desta revista em 1950, onde criou Chick Bill, uma fábula com animais que tinha por cenário o faroeste norte-americano. O cowboy - que ganhou forma humana a partir da terceira aventura - protagonizou 69 álbuns publicados a partir de 1954.

Em 1958, Tibet criou, com argumento de Duchâteau, o jornalista Ric Hochet, a personagem mais conhecida da dupla. Publicaram cerca de 70 álbuns desta série.

O nome artístico de Gilbert Gascard foi criado pelo irmão mais velho que, com um ano e meio de idade, não conseguia pronunciar Gilbert.

Público

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial