terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Orlando "Cachaito" Lopez


03h54m

Havana, 10 Fev (Lusa) - O célebre conjunto cubano Buena Vista Social Club perdeu na segunda-feira o seu baixista Orlando "Cachaito" Lopez, que faleceu aos 76 anos, anunciaram amigos do músico.

Sobrinho do lendário Israel "Cachao" Lopez, Orlando faleceu num hospital de Havana, na sequência de uma intervenção cirúrgica a um cancro na próstata.

O seu sentido de swing não impediu reste músico, de formação clássica, de tocar na Orquestra Sinfónica Nacional, ao mesmo tempo que tocou em numerosas orquestras de jazz antes de integrar o Buena Vista Social Club.

"é uma perda irreparável para a música cubana, ele era o último representante de uma dinastias de baixistas", comentou à AFP o tocador de timbales do grupo, Amado Valdés.

O anúncio da morte de Orlando Lopez constitui um novo e duro golpe para a música cubana e em especial ao Buena Vista Social Club, que perdeu quatro das suas estrelas nos últimos seis anos.

A formação, que tinha reunido artistas da idade de ouro da música popular cubana já chorou a morte dos seus cantores vedetas, Pio Leyva em Março de 2005 e Ibrahim Ferrer em Agosto de 2005.

Anteriormente, em 2003, o grupo perdera o compositor Compay Segundo, em Julho e o pianista Ruben Gonzalez, em Dezembro.

Criado em 1996, o Buena Vista Social Club, cujo repertório remonta a um período anterior à revolução cubana, adquiriu uma projecção mundial devido ao documentário realizado em 1997 por Wim Wenders.

OM.

Lusa/fim

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial