domingo, 4 de abril de 2010

Camillo Castello Branco


Ora vamos á historia, já que me coube em sorte
arpoar com penna de ferro, no fundo lodoso d' este tinteiro, as phrases do meu tempo.
Era pescador e caçador Antonio de Queiroz e Menezes. Viu no monte a filha do lavrador de Santo Aleixo. As serras tem sombras do infinito. O coração ahi é maior que as dimensões do peito. O homem como se vê só, no cabeço de um fragoêdo, dá-se grandeza extraordinária, mede-se pelo comprimento de horisonte a horisonte. Se o amor lhe rutilou ahi como um relampago que fulgura n'uma vasta cordilheira de montes, e um amor olympico, titanico, immenso, que disparado sobre a modestia e singeleza de uma rapariga montezinha, faz lembrar Camões:

Qual será o amor bastante
De nympha que sustente o d'um gigante?

Andava elle cursando rethorica em Coimbra para ir vestir o habito de frade fidalgo em S. Vicente de Fora. Tinha vinte e dois annos, e aspecto pouco de bernardo. Era magro e pallido, da pallidez dos que amam, segundo o preceito, ovidiano: Paleat omnis amans. Tinha extasis nos pincaros das serras, como se ouvisse as harmonias das espheras. Sentia o grande vazio que a rethorica lhe nao enchia. Queria o amor, não queria tropos; preferia uma mulher feia, se as ha, á mais nitida metaphora de Cicero ou Vieira.
N'estas idéas o encontrou Josefa da Lage, nos montados da sua freguezia. Córaram ambos. Este rubor era o primeiro lampejo do incendio. Depois, a volta de poucos dias, o fogo levou de assalto aquelle combustivel edificio de innocencia, cheio de fluidos inflammaveis. A serra tinha penhascaes, bosques, cavernas, insinuando o amor selvagem. Rodeava-os uma natureza contemporanea do homem vestido da pelle do seu confrade em civilisação, o grande urso e o grande veado. A forma selvatica e antiga do proscenio deu-lhes geitos de antigos actores da vida animal. Ninguem que as visse, ninguem que lhes lesse os grandes livros do padre Sanches, ácerca do matrimónio, Oh! a solidão, entre dois amantes, faz os poetas; mas talvez primitivos de mais, algum tanto gaelicos, normandos, alheios de tu do o que é epistolographia amorosa,-pelles-vermelhas no rigor, antropologico, á vista do modo como a gente em honesta prosa costuma cazar-se.
Assim seria; mas elles adoravam-se.
-Não serás frade!- disse-lhe o coração a elle.
-Assim que meu pae morrer - disse elle á filha do lavrador - caso comtigo. Vou sentar praça, quer meu pae queira quer não. Sou o morgado, porque meu irmão mais velho morreu.
Ella, para ser feliz até ás lagrimas, não precisava d'estas esperanças. Preferia tel-o, e amal-o nas mattas chilreadas, nos desfiladeiros dos montes, no sinceiral da Insua, nas alcovas de ramagem que só elles e os rouxinoes_conheciam nas margens do Tamega.
Foi por ahi que deslisaram tres mezes do estio e outono de 1812. Elle foi para Coimbra, com farda de cadete.
O velho fidalgo de Cimo de Villa ponderou na mudançaa de idéas do filho. Escodrinhou razões secretas que o movessem; todavia, não, o
contrariou. Tinha meninas para conservar a raça dos Queirozes e Menezes; mas a casta varonil iria pelas gerações alem menos sujeita a reparos,de genealogicos.
Nas suas pesquizas descobriu que o filho, vindo a ferias do Natal, passara o Tamega, e caçara nos montados de Santo Aleixo. Foi visto. É que os arvoredos estavam desfolhados; os choupos da Insua mostravam as grimpas curvadas á flor da corrente arrebatada; nos reconcavos das penedias, em vez dos froixeis de relva, havia lençoes de neve, palmilhada pelos 1obos.Como não tinham florestas confidentes, foram vistos á beira do rio, alli mesmo, na cangosta do Estevão, sentados n'aquella fraga, onde o Luiz moleiro encostou o cadaver de Josefa. O velho não deu a minima importancia á denuncia, logo que lhe disseram quem era a rapariga.
-Antes por lá que pelas criadas da casa - disse o assizado fidalgo.- É rapaz, e precisa de se divertir.


Camillo Castelo Branco
Maria Moysés
Primeira Parte
Livraria Editora de Mattos Moreira
1876




Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial